JUSTIFICATIVA

 

A importância do Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores se justifica peloaumento significativo dos conflitos que se tornam judicializados pela incapacidade das pessoas de estabelecerem uma comunicação eficiente nas suas relações.

Fatores internos e externos ao indivíduo deixam marcas indeléveis no espírito humano; a conciliação e a mediação são instrumentos de auto-composição e solução de conflitos que podem contribuir para oempoderamentodas pessoas nas relações conturbadas trazendo paz efetiva para todos os envolvidos.

Visa o curso  revisitar as percepções cotidianasdo conflito sob nova ótica: a de que é possível solucionar conflitos sem que para isso sejam necessários embates e a consequente interferência de um terceiro alheio para solucioná-los.

O curso capacita os alunos, futuros profissionais da mediação/conciliação, a compreenderem a importância de sua atuação como facilitadores do diálogo entre as partesemlitígio.

Os alunos capacitados auxiliarão os envolvidos não apenas a solucionarem seus problemas, mas a perceberem a si mesmos e aos outros como seres humanos com interesses semelhantes: a resolução das questões que os afligem. Neste sentido, a conciliação e a mediação são instrumentos eficazes que possibilitam um olhar mais humano sobre os interesses e os eventos, sem que ocorraa disputa com vencedor e vencido. Há um empate positivo nas formas de solução e de autocomposição,eum aprendizado sobre como ampliar noções de cidadania.